Lisboa foi duplamente premiada nos World Travel Awards 2024, numa cerimónia que teve lugar dia 24 de Novembro na ilha do Funchal, na Madeira. Naquela que foi a 31ª edição dos prestigiados prémios de turismo, a capital portuguesa foi eleita pela primeira vez Melhor Cidade Património Mundial, e Melhor Destino City Break pela segunda.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou que “Lisboa é um símbolo de autenticidade, excelência e modernidade. A dupla distinção reflecte a singularidade da cidade, onde a riqueza histórica e cultural é combinada com a inovação constante. Este reconhecimento internacional também reforça o papel de Lisboa como destino de excelência e destaca a importância da preservação do seu património.“
Nos últimos anos, Lisboa optou por reabilitar e preservar os seus equipamentos culturais, um esforço agora reconhecido com o prémio de Melhor Cidade Património Mundial. O rico património histórico e cultural da cidade é indiscutível, reflectindo diferentes civilizações e momentos-chave da história de Portugal. Destacam-se o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Paisagem Cultural de Sintra e o Edifício Real de Mafra, classificado como Património Mundial da UNESCO. O som por excelência da cidade, o fado, é também reconhecido como Património Imaterial da Humanidade.
Lisboa reforça ainda o potencial que detém na qualidade de destino city break, recebendo esta distinção pela segunda vez. Com voos directos de várias capitais do mundo, temperaturas amenas durante todo o ano, uma variada oferta turística e cultural e bons acessos, reúne todas as condições para atrair turistas de todo o mundo.
Os World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do turismo”, reconhecem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades ligadas ao sector. Estes prémios representam um selo de qualidade e prestígio para aqueles que se destacam por oferecer o melhor que a indústria do turismo pode oferecer em todo o mundo.