Do início de Dezembro ao final de Janeiro, celebra-se o Natal um pouco por todo o mundo. Nas grandes cidades, a expectativa é ainda maior porque cada praça, rua e esquina é capaz de surpreender com emoções fortes. É o caso de Roma, que, além de contar com as atracções mais típicas da época, prima ainda pelo leque de opções no que diz respeito à proposta cultural.
No Natal de Roma, um dos locais que mais se destaca é a Praça de São Pedro embelezada com a tradicional árvore e o presépio. As luzes pela cidade oferecem vistas nocturnas especiais não só nas ruas do centro, mas também em muitos outros bairros, e os famosos mercados temáticos enchem-se de vida. Há, contudo, várias alternativas para ir além dos clássicos roteiros turísticos. A capital italiana convida-o a descobrir exposições de todo o tipo, actividades recreativas com workshops pensados para crianças, musicais e concertos que vão encantar toda a família. Para terminar um dia repleto de animação e cultura, o Etich Borromini convida-o a desfrutar de uma luxuosa estadia. Situado no coração de Roma, em plena Piazza Navona, o edifício do século XVII dispõe de instalações elegantes e vistas privilegiadas sobre a cidade.
O evento Natal nos Museus, promovido pelos Museus do Município de Roma, dar-lhe-á a conhecer as exposições de Guercino na Scuderie del Quirinale ou Mirò no Museu Histórico da Infantaria, além de outras sugestões alternativas. Todos os museus municipais e áreas arqueológicas, bem como outros pontos turísticos, permanecerão abertos nos dias 24 e 31 de Dezembro até às 14h00, respeitando o horário habitual de funcionamento no dia 26. Aqui, então, está uma ampla gama de propostas, incluindo os Museus Capitolinos, Centrale Montemartini, o Museu Ara Pacis, os Mercados de Trajano – Museu dos Fóruns Imperiais, o Museu de Roma no Palazzo Braschi, o MACRO Testaccio, os Museus de Villa Torlonia, o Museu de Roma em Trastevere, a Galeria de Arte Moderna, o Museu Cívico de Zoologia.
Existem ainda realidades mais pequenas com entrada gratuita em colecções permanentes ou exposições temporárias, como a retrospectiva dedicada à carreira artística do fotógrafo modenese Franco Fontana, patente no Museu Ara Pacis. Já o Circus Maximus Experience é um mergulho na Roma antiga do Circus Maximus, uma época que volta à vida através de um projecto inovador em realidade aumentada e virtual. A experiência interactiva divide-se em oito fases, que incluem o Vale e as origens do Circo, o Circo de Júlio César a Trajano, o Circo na era imperial, a Cavea, o Arco de Tito, as Lojas, o Circo na Idade Média e nos tempos modernos e, finalmente, Um dia no Circo.
Há sempre uma proposta para os visitantes mais jovens, e é por isso que várias actividades projectadas para crianças são muitas vezes organizadas dentro dos museus. Na Casina di Raffaello, estão programadas várias oficinas, leituras animadas e visitas exploratórias que dão vida a experiências lúdico-educativas, estimulando imaginação, criatividade e habilidades das crianças. Na National Gallery, até 21 de Dezembro, todos os sábados, às 16h30, o workshop para crianças dos 6 aos 11 anos “Pablo Picasso: fruta, prato, garrafa e violino” leva à descoberta do grande pintor e da sua prática revolucionária.
A verdadeira magia do Natal também pode ser sentida no teatro, e que espetáculo é mais representativo do que “Um Conto de Natal – o Musical”, agendado para os dias 21, 22 e 23 de Dezembro no Audittorium della Conciliazione. Assim como as músicas gospel que ecoam nas noites festivas são uma verdadeira tradição: para entusiastas e curiosos, o Auditório Parco della Musica recebe, de 21 de Dezembro a 1 de Janeiro, o Roma Gospel Festival, o maior evento dedicado a esse género musical a nível europeu, no qual participam os melhores grupos dos Estados Unidos. Para experimentar Roma em pleno espírito de Natal, o Etich Borromini garante uma estadia ideal. Do edifício histórico do século XVII onde se situa, tem vista para a Piazza Navona, onde as iluminações e o Mercado de Natal dão uma sugestão ainda mais intensa a uma das praças mais fascinantes da capital.
INFO: https://www.eitchborromini.com/
By Inês Nunes