A Week Food Lab realizar-se-á de 21 a 26 de Outubro, na ilha de São Miguel, no Pavilhão do Mar e no restaurante Anfiteatro. Organizado pela Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), o evento tem por objectivo fortalecer a valorização dos produtos locais e potenciar a inovação, criatividade e qualidade na restauração açoriana, contribuindo para o posicionamento do arquipélago português como destino gastronómico de excelência.
Jantares
Os dias 23, 25 e 26 de Outubro serão dedicados à realização de três jantares temáticos no restaurante Anfiteatro. Os momentos pedagógicos juntarão duplas de chefs conceituados, que apresentarão ementas criadas com o intuito de valorizar produtos locais e sazonais. Cada jantar, constituído por seis momentos com harmonização vínica, tem o valor de 75€ por pessoa, e é sujeito a reserva.
Formações Profissionais
A Week Food Lab contará também com a presença de chefes nacionais e internacionais que irão trabalhar em conjunto com os chefs açorianos, contribuindo para a extensão e consolidação do seu conhecimento. Durante três dias, cerca de 30 participantes terão a oportunidade de assistir a formações intensivas, onde cada dia será dedicado a um tema específico, com um convidado especial que dará a conhecer as suas experiências e técnicas inovadoras.
“Este ciclo de formações teve como objectivo central a partilha de conhecimento e técnicas, que permitam elevar o conhecimento e potencial dos profissionais locais. Acreditamos que, ao promover a troca de experiências entre a restauração local e profissionais de referência, estamos de facto a investir na capacitação dos recursos locais, ao mesmo tempo que se promove e valoriza os produtos locais, a sua autenticidade e excelência”, refere Eládio Braga, Presidente da Direcção da AVEA.
O programa inclui formações profissionais focadas em três áreas de tendências na gastronomia mundial. No dia 21 de Outubro, o primeiro tema, liderado pelos chefs Arnaldo Azevedo e António Loureiro, será a gastronomia sustentável, nomeadamente o desperdício zero e a utilização de peças inteiras para maximizar cada produto e criar pratos que respeitem o meio ambiente. Dia 22, abordar-se-á a valorização dos vegetais e legumes. Com a dupla de chefs Artur Martinez e Louis Anjos, os participantes irão aprender a integrar estes ingredientes nos seus menus, não apenas como guarnição, mas também como estrelas em pratos principais, destacando a sua versatilidade e valor nutricional. Já dia 24, o foco será na valorização do produto local a nível internacional. Os chefs Michele Marques e Octávio Freitas irão explorar novas técnicas de cozinha e confecção, ensinando como posicionar os produtos regionais de forma a destacá-los no panorama gastronómico mundial.
Ateliers para iniciantes
Além das formações específicas para profissionais, a Week Food Lab também abre espaço a formação de nível básico destinada a cozinheiros e curiosos que desejam dar os primeiros passos nesta área. Estes ateliers incluirão temas como pastelaria, cortes e pontos do peixe e da carne, bem como o uso destas matérias-primas em pratos diferenciados como tártaros, ceviches ou sashimi. Será uma oportunidade para adquirir conhecimentos fundamentais e técnicas essenciais, com formadores especializados em cada área e com muitos anos de experiência para partilhar. Durante esta semana, serão ainda organizadas visitas a produtores locais, proporcionando uma imersão no território.
INFO: https://avea.com.pt/
BY Inês Nunes