A Qatar Airways abriu caminho para o futuro da conectividade a bordo ao operar o primeiro avião Boeing 777 equipado com Starlink a nível mundial, de Doha para Londres, a passada terça-feira, 22 de Outubro de 2024. A companhia aérea estabelece-se, assim, como líder do sector na introdução de tecnologia avançada a bordo, e planeia implementar a fiável ligação de alta velocidade e baixa latência da Starlink em toda a sua frota de Boeing 777 no prazo de um ano.
Esta novidade significa que os passageiros poderão manter-se ligados durante toda a viagem, com acesso a entretenimento, fazendo streaming dos seus programas favoritos e desportos ao vivo, desfrutando de jogos online ou trabalhando sem falhas na ligação a 35.000 pés de altitude – tudo sem quaisquer custos adicionais, do portão de embarque ao de desembarque.
Concebida pela SpaceX, a Starlink é a primeira e maior constelação de satélites do mundo a utilizar uma órbita terrestre baixa, o que proporcionará aos passageiros uma internet fiável e de alta velocidade para que possam manter-se conectados durante a totalidade dos seus voos. A Qatar Airways prepara-se para ultrapassar o seu objectivo inicial de três aeronaves equipadas com a tecnologia, prevendo vir a disponibilizar 12 aviões Boeing 777-300 actualizados com o serviço até ao final de 2024, a par de um compromisso adicional para introduzir a tecnologia em toda a sua frota de Boeing 77 em 2025, um ano antes do previsto, com a frota de Airbus A350 a acompanhar esta evolução no Verão de 2025.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer, afirmou: “Estamos entusiasmados por lançar o nosso primeiro voo equipado com Starlink, provando, uma vez mais, que a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação. Este marco, juntamente com o compromisso de implantar rapidamente o sistema Starlink em toda a nossa frota moderna, demonstra a nossa determinação em oferecer aos passageiros uma experiência de voo que transcende as restrições das viagens aéreas tradicionais. Ao fornecer a bordo a internet fiável e sem falhas da Starlink, estamos a ligar as pessoas às coisas de que mais gostam, mesmo a 35.000 pés de altitude, tornando cada viagem connosco memorável.”
Tirando partido de satélites avançados e da sua profunda experiência em operações espaciais e em órbita, a Starlink fornece acesso à internet em todo o mundo, mesmo sobre os oceanos e noutros locais remotos anteriormente inacessíveis aos sinais tradicionais de telemóvel ou wi-fi. “À medida que o tempo passa, vamos descobrir que fica cada vez melhor. Este é o mínimo e só vai melhorar a partir daqui”, referiu Elon Musk, CEO da SpaceX.
A implementação desta iniciativa estratégica por parte da Qatar Airways foi anunciada por meio de um comunicado de imprensa enviado directamente do primeiro voo equipado com Starlink, a 35.000 pés (mais de 10.000 metros) de altitude.
INFO: https://www.qatarairways.com/press-releases/en-WW/
By Inês Nunes