Perfumes de Florença: Rota sensorial entre fragrâncias e História

Perfumes, Fragrâncias, Essências, Florença, Fiorenza, Itália

Florença é internacionalmente reconhecida, desde o Renascimento, pela sua tradição centenária de perfumaria. Ainda hoje, a cidade preserva esse legado com lojas de artesanato, laboratórios e museus onde se explora a arte do perfume e dos cosméticos naturais. Através de uma expedição pelos aromas e pela História da cidade italiana, os visitantes podem embarcar em “experiências sensoriais únicas”, criar fragrâncias singulares e descobrir essências personalizadas e tradições antigas. Uma viagem que começa nas ruas do centro histórico em busca de especiarias e óleos perfumados, até chegar à noite com uma estadia de beleza e relaxamento no FH55 Grand Hotel Mediterraneo.

A tradição florentina ligada ao mundo das essências é bastante diversa. Desde grandes oficinas históricas a pequenos laboratórios onde se experimentam novas soluções, coabitam realidades muito distantes da produção industrial, mas verdadeiros artesãos capazes de encantar os sentidos.

Caminhando pela Piazza della Signoria, é possível encontrar a “Spezierie Palazzo Vecchio” e viver uma experiência olfativa para descobrir os “perfumes de Florença”: uma viagem à arte da Perfumaria Florentina nascida graças a Caterina Sforza de’ Medici e ao seu manuscrito “Experimenti” de 1400. A experiência inclui também um estudo aprofundado de cosméticos com ingredientes activos naturais altamente concentrados e um conhecimento aprofundado das propriedades terapêuticas das plantas que compõem os suplementos.

Permanecendo no centro histórico da cidade, é possível deparar-se com a pequena oficina de artesanato Arômantique, onde o perfume é uma terapia que rege emoções e humores: cada um tem a sua própria receita para a felicidade, e uma essência personalizada pode afectar o bem-estar emocional. A viagem pelos aromas e óleos essenciais continua no Museu Villoresi, que oferece aos visitantes uma viagem multissensorial para descobrir o universo do perfume, cheiro e aparência dos principais materiais aromáticos ao longo dos séculos. A peça central da exposição é o Osmorama, uma biblioteca de cheiros que reúne uma ampla gama de ingredientes aromáticos, antigos e modernos. As fragrâncias são apresentadas através de diferentes perspectivas, com o auxílio de estações olfativas e um banco de dados especializado, sendo ainda possível descobrir o processo de criação de uma fragrância e entender em que consiste a profissão do perfumista. Em direcção à Piazza Santa Maria Novella, perto de uma antiga estrada romana, encontra-se a galeria de “Acqua di Firenze”, um lugar onde a história dos perfumes se entrelaça com a das obras de arte, através de um caminho olfativo.

Conhecida como a Cidade do Lírio, Florença bebe inspiração da flor branca que cresce nas colinas a seu redor, símbolo dos valores da nobreza, pureza, beleza e prestígio. A essência delicada da planta florentina é ainda hoje utilizada para criar fragrâncias, e já na era renascentista foi a base de várias preparações – em primeiro lugar, o pó usado pelas nobres para branquear o rosto. Na Officina de’ Tornabuoni, o cuidado do corpo, outra tradição florentina, é uma arte que se transforma num ritual atemporal, ali conservado por mais de quatro gerações.

Para aqueles que querem aprofundar a arte dos cheiros, “L’antica spezieria erboristeria San Simone” organiza workshops e aulas de perfumaria ad hoc para aprender e criar sua própria essência. Para os entusiastas da história, uma visita à Farmácia SS. Annunziata, activa desde 1561 e adornada com antiguidades do século XVII, é imperdível. Os seus produtos podem ser encontrados nos Quartos Executivos do FH55 Grand Hotel Mediterraneo, onde pode desfrutar de um merecido descanso numa atmosfera evocativa, após um passeio pelas ruas e as essências de Florença.

INFO: Grand Hotel Mediterraneo Firenze

By Inês Nunes

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.