A prática de ciclismo apresenta vantagens associadas ao desporto, tais como a melhoria do estado de saúde e do humor. Mas, mais que isso, andar de bicicleta pode também constituir uma medida com vista à proteção ambiental e poupança de tempo e recursos económicos, além de ser uma forma diferente e divertida de visitar cidades e descobrir novos itinerários, nomeadamente em Itália. Ao pedalar por cidades ou campos por descobrir, a sensação com que se fica é, de forma geral, a de liberdade total.
O cicloturismo tem-se tornado cada vez mais popular, e é promovido e apoiado pela Space Hotels, cadeia de hotéis italianos que oferece bicicletas e itinerários gratuitos em vários dos seus estabelecimentos. Conheça algumas das estadias marcadas por relaxamento e actividades ao ar livre de que pode desfrutar pela Itália, honrando a filosofia ecológica, assim como o seu corpo e mente.
Hotel Il Corazziere, Como-Merone
Il Corazziere é um resort rural de quatro estrelas, localizado dentro de um verdadeiro oásis natural, a Ilha de Baggero, nas margens do rio Lambro. Toda a estrutura reflecte um conceito de vida cujos princípios fundamentais são o respeito pela natureza, a valorização do território e a procura do bem-estar através do regresso às origens.
Apesar de contar com todos os confortos modernos, ginásio, restaurante e quatro salas de reuniões, o hotel não descura a filosofia de ecologia partilhada pelo grupo Space. Certificado como “Silver Grade”, é capaz de fornecer 50% da energia requerida através da exploração das forças da natureza. Dispõe de moinho próprio e outros dispositivos como painéis solares para ajudar nesta tarefa.
Uma das atracções que aqui pode encontrar é a íntima Sala de Biobem-Estar. Equipada com sauna suave, chuveiros emocionais e banheira de hidromassagem, a instalação estende-se ao longo do rio.
Serviços e itinerários do resort em Alta Brianza
No Resort Rural Il Corazziere, os hóspedes têm a oportunidade de alugar bicicletas gratuitamente para descobrir o território das “Terras Verdes” circundantes, numa oportunidade perfeita para explorar os Lagos Menores da área de Alta Brianza em plena conexão com a natureza.
Algumas salas do antigo Moinho Baggero foram alocadas à criação de Bike, uma oficina de desporto onde os clientes podem guardar as suas bicicletas particulares, e que disponibiliza ferramentas gratuitas para manutenção das mesmas.
Il Corazziere é o ponto de partida ideal para explorar o Parque Valle del Lambro, uma área natural protegida que se estende por 25 km ao longo do rio Lambro. Seja de forma independente ou acompanhado por guias profissionais, são muitos os itinerários, de diferentes graus de dificuldade, que pode trilhar pela zona – desde a Ciclovia do Lambro (40 km ao longo do Vale) até à Ciclovia dos Lagos, um itinerário por etapas na fronteira com a Suíça que conduz às margens de alguns dos mais belos lagos do Norte de Itália.
Hotel Carlton, Ferrara
Devido à sua localização estratégica, no coração do centro histórico de Ferrara – a “cidade das bicicletas”, o Hotel Carlton permite descobrir, à distância de uma curta caminhada ou passeio de bicicleta, inúmeros monumentos e atrações turísticas. Entre eles, o Palazzo dei Diamanti, o Castelo Estense, a Catedral, o Palazzo Schifanoia, e as áreas medievais e renascentistas da cidade ou da antiga Universidade.
Ferrara, a cidade mais pedalada da Itália
Em Ferrara, as bicicletas são usadas por grande parte dos moradores e turistas, uma vez que as infraestruturas e o plano da cidade foram projectados com especial atenção a este meio de transporte e estilo de vida. Na entrada do Carlton, há bicicletas personalizadas disponíveis para alugar e deslocar-se pela cidade como um nativo. Se optar por pedalar para descobrir os arredores, o hotel deixa-lhe à disposição um rol de instalações e serviços especiais.
Roteiros recomendados e serviço de impressão dos itinerários
A bicicleta pode ser o meio ideal para se deixar deslumbrar ao longo dos nove quilómetros de muralhas que rodeiam o centro histórico de Ferrara, mas não só. A cidade pode ser uma das paragens de um itinerário mais articulado, ou o ponto de partida ideal para visitar a natureza da província, com o rio Pó a atravessá-la até ao Mar Adriático e originando os Vales de Comacchio e o Parque Delta do Pó.
De entre inúmeras rotas possíveis, há duas emblemáticas, que incorporam a “irresistível mistura de arte e natureza que distingue a província de Ferrara”. Uma delas une os centros históricos da Ferrara renascentista e da Bolonha medieval, passando por cidades do interior da Emília, como Bentivoglio, e a antiga Rota da Seda. A outra, que se estende por 100km, demora dois dias a percorrer e liga Ferrara a Comacchio, a “pequena Veneza”, passando pela Delizie e várias aldeias e residências icónicas, tais como Codigoro, a Abadia de Pomposa, as lagoas e pinhais do Parque do Delta do Pó, o Lago das Nações e, finalmente, Comacchio, com os seus canais e centro histórico.
Hotel Galilei, Pisa
Equipado com todas as comodidades, o Hotel Galilei, em Pisa, é uma referência não só para viagens de negócios, mas também para quem quer explorar a famosa cidade de Itália. Entre os seus serviços, destaca-se um restaurante de renome que oferece especialidades internacionais mas tem como principal objectivo valorizar e difundir as iguarias do território e os pratos da tradição toscana.
Descubra Pisa sobre rodas
O Hotel Galilei estabeleceu uma parceria com a aplicação “Ciclopi”, que gere a partilha de bicicletas em Pisa – uma forma conveniente, tanto para o cliente quanto para o ambiente, de desfrutar de uma viagem urbana. Ao descarregar a app e subscrever o serviço, os hóspedes podem encontrar velocípedes pela cidade, levantá-los numa das estações e depositá-la em qualquer uma.
Existem vários itinerários sobre duas rodas à escolha, e depois de percorrer o centro histórico, pode optar por uma viagem de um dia de Pisa até ao mar, passando pelo famoso Mural Tuttomondo de Keith Haring, para a ciclovia de Trammino, até à Marina di Pisa e depois até Tirrenia.
INFO: https://www.spacehotels.it/
BY Inês Nunes