1743 Palácio Fonte Nova: A cozinha italiana de Joachim Koerper

1743 Palácio Fonte Nova

É no 1743 Palácio Fonte Nova que o prestigiado chef Joachim Koerper revisita a gastronomia tradicional transalpina, através de uma abordagem moderna e criativa, centrada na originalidade dos sabores e nas técnicas sofisticadas. As criações que constam do cardápio harmonizam com a elegância do espaço envolvente.

O restaurante, situado num palácio do século XVIII na Quinta da Fonte Nova, na proximidade da serra de Sintra, apresenta-se como um fine dining que oferece a grande qualidade da gastronomia tradicional italiana apurada pelo savoir-faire de Joachim Koerper e Cíntia Koerper, chefs consultores do projecto, de cozinha e pastelaria, respectivamente.

Elegantemente decorado, o local transporta-nos até ao passado, numa viagem de sensações que se segue à mesa, com uma experiência gastronómica de alta cozinha italiana. Inspirados nas suas viagens regulares a Itália, onde fazem férias anualmente, e nas suas ligações profissionais e académicas à cozinha italiana, Joachim Koerper e Cíntia Koerper trazem consigo as receitas tradicionais, os segredos, os melhores ingredientes e a vontade de fazer deste restaurante um recanto único do charme transalpino em Portugal. Com propostas ousadas que elevam os sabores já conhecidos, a ementa apresenta uma nova dimensão desta apreciada gastronomia.

O segredo para uma reinterpretação autêntica dos sabores transalpinos, com um twist criativo das mais requintadas técnicas modernas, começa numa matéria-prima de qualidade. O tomate utilizado é importado directamente de Itália, tal como as massas secas, provenientes de uma fábrica artesanal. Também as massas frescas são elaboradas pelas mãos dos chefs para que à mesa sejam servidos apenas os melhores produtos, onde estão igualmente presentes ingredientes nacionais, da terra e das águas portuguesas, e aos quais se juntarão num futuro próximo os provenientes da prevista quinta biológica do restaurante.

A concepção de Joachim Koerper passa também pelo cruzamento da gastronomia portuguesa com a italiana, numa combinação de sabores inovadora. Disso é exemplo o “Bacalá, bacalá, bacalá gratinado com mousse de alho, corquetta e a nossa carbonara a la brás” que surge da fusão do spaghetti alla carbonara com o bacalhau à Brás. Nas sobremesas, Cíntia Koerper apura o receituário tradicional, como a pana cotta inspirada no colorido das buganvílias que rodeiam o Palácio Fonte Nova, a “Panna Cotta ‘1743’ de buganvília com texturas de framboesas”.

Aberto em Julho de 2024, o 1743 Palácio Fonte Nova surge da paixão dos proprietários argentinos Franco Bordoni e Nicolás Lehmann que deram uma nova vida ao edifício com quase 300 anos, através da recuperação do espaço, e da abertura do restaurante e de um recatado bar com música ao vivo, enquadrados no projecto da Quinta, de que faz ainda parte a Capela de Nossa Senhora da Conceição, tal como uma paisagem natural verdejante e tranquila.

Com foco na experiência gastronómica de excelência, o 1743 Palácio Fonte Nova oferece um ambiente distinto, com uma decoração clássica e elegante. O espaço dispõe de 40 lugares na sala interior e outros 40 na varanda exterior, ideal para desfrutar da paisagem em redor.

INFO: https://www.instagram.com/1743palaciofontenova/

By Inês Nunes

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.