Vista Alegre celebra 200 anos com colecção temática

Vista Alegre 200 anos

Em ano de celebração de dois séculos de vida, a Vista Alegre lançou uma colecção de três peças icónicas, representativas dos grandes temas sobre os quais a marca se debruça: a arte contemporânea, a pintura manual e a excelência do cristal.

A Ilha do Pôr-do-Sol, by OSGEMEOS


Com o objectivo de enaltecer a arte contemporânea, numa forte expressão dos laços que ligam a Vista Alegre ao Brasil, nasce um prato decorativo de grandes dimensões assinado por OSGEMEOS.

Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo tornam-se, assim, os mais recentes artistas brasileiros contemporâneos a colaborar com a marca, cruzando a street art com a porcelana.

Estar no mar e avistar um farol é como encontrar uma porta aberta para a imaginação. A noite torna-se dia e somos como pirilampos guiados numa viagem em busca da luz. Assim que abrimos a janela do imaginário, encontramos a leveza, a tranquilidade de poder desfrutar do tempo e das cores que a natureza nos proporciona. Todos nós somos “ilhas” e temos um farol dentro de cada um de nós, que ilumina as noites quando caímos no mais profundo sono, abrindo o portal dos sonhos. É este o significado por detrás da obra.

Os Discípulos de Rousseau

A contratação de Victor Rousseau, em 1835, constituiu uma revolução na manufactura da porcelana Vista Alegre, com a introdução de técnicas e decorações totalmente inovadoras. Duzentos anos depois, os seus discípulos inspiraram-se nesta referência da empresa e na sua longa História para a pintura manual que realizaram nesta colecção.

Na parte superior destacam-se várias peças, agora do espólio do Museu, numa dança harmoniosa que assinala tendências distintas. No corpo, pintando a azul-celeste, sobressaem motivos florais e aves, fontes clássicas inspiradoras da marca. A pintura detalhada evidencia as técnicas tão características da escola de pintura da Vista Alegre, completadas com trabalho a ouro e um remate com um pequeno extracto do Alvará Régio, que decretou o início da conhecida marca portuguesa.

O resultado final espelha o trabalho individual de cada pintor, em que cada um idealizou e pintou uma parte da peça, dando continuidade à criatividade do artista que o antecedeu no processo de criação. Nesta homenagem às muitas gerações de artistas que os precederam, os pintores da Manufatura transportam-nos numa viagem de contínuo aperfeiçoamento e acumulação de sabedoria.

HOMMAGE

Homenagem à excelência do cristal da Vista Alegre, este jarrão de um metro de altura combina vidro e a matéria-prima emblemática da marca. Inspirada no Neo- classicismo, a escultura apresenta um corpo em cristal canelado torcido, com pescoço e base em vidro preto lapidado e acetinado, acentuando o contraste entre transparência e opacidade, entre brilho e mate.


INFO: https://vistaalegre.com/pt/pt-200-anos

By Inês Nunes

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.