Há já alguns anos que o Dubai se tem vindo a posicionar como um dos melhores destinos turísticos no plano internacional, sobretudo no que diz respeito às viagens de luxo. Seja através de hotéis opulentos ou restaurantes dignos de estrelas Michelin, o emirado árabe destaca-se pela continuamente renovada e inovadora oferta de lazer, hotelaria e gastronomia. Com uma quantidade de recentes inaugurações e outras tantas por vir num futuro próximo, além de um calendário repleto de eventos especiais, o segundo semestre de 2024 adivinha-se uma grande oportunidade para visitar o Dubai e conhecer a cidade em todo o seu esplendor.
As estadias mais recentes
Fevereiro de 2024 foi um mês preenchido na agenda hoteleira de luxo do Dubai, tendo dado espaço à inauguração de quatro dos hotéis mais aguardados dos últimos tempos na cidade:
O Hilton Dubai Creek Hotel & Residences é a estreia do empreendimento “Jewel of the Creek”. Oferece vistas sobre o novo e antigo Dubai, ginásio totalmente equipado e piscinas para adultos e crianças. Entre o café, o restaurante bar e o bistro, os hóspedes podem encontrar uma vasta oferta gastronómica.
Os 30 pisos de The Lana foram esboçados pelo prestigiado gabinete de arquitectura Foster + Partners. Aquele que é o primeiro hotel Dorchester Collection no Médio Oriente alberga o estabelecimento pioneiro Dior Spa dos Emirados Árabes Unidos. O cinco estrelas apresenta vários conceitos gastronómicos, incluindo Jara, do chef espanhol Martín Berasategui, e Riviera, do chef francês Jean Imbert.
Descrito como o “primeiro hotel de fitness e recuperação do Dubai”, o SIRO One Za’abeel dispõe de quartos optimizados para um sono restaurador e instalações inovadoras como o Fitness Lab, que oferece apoio nutricional e planos de refeição personalizados.
O One&Only One Za’abeel, resort vertical projectado pelo gabinete de arquitectura japonês Nikken Sekkei, não tenta esconder a opulência. Com duas torres ligadas pelo The Link, um restaurante que flutua 100 metros acima da cidade, o hotel de luxo é ainda detentor da maior piscina infinita suspensa dos Emirados Árabes Unidos e do Longevity Hub da Clinique La Prairie, um espaço de três andares dedicado ao bem-estar.
Após um mês repleto de estreias, foi em Maio que abriu o primeiro Tribute Portfolio (parte da colecção do Marriott Bonvoy) do Médio Oriente. A localização privilegiada do hotel First Collection, no Jumeirah Village Circle, possibilita uma mistura do dinamismo da cidade e do relaxamento à beira-mar.
As próximas inaugurações
Não descurando a importância que o turismo de luxo tem na economia dos Emirados Árabes Unidos, o Dubai continua a lançar novas propostas turísticas inovadoras, e irá inaugurar em breve outros alojamentos que prometem deslumbrar qualquer um.
Delano Dubai abrirá portas em Outubro de 2024. Terá 251 quartos e suites, alguns deles com piscina privada, além de penthouse, piscina à beira-mar e uma vasta oferta gastronómica.
No final de 2024, o ultraluxuoso Jumeirah Marsa Al Arab dar-se-á a conhecer ao público. Desenhado sob a forma de um iate futurista pelo arquitecto Shaun Killa, completará a “trilogia oceânica” da marca Dubai, que inclui o Jumeirah Beach Hotel, em formato de onda, e o Jumeirah Burj Al Arab, inspirado nos veleiros.
Com inauguração prevista também para o fim do presente ano, o Six Senses The Palm oferecerá apenas 61 quartos e 162 residências ao longo de um troço privado de praia. O resort contará ainda com um spa Six Senses, um clube social e de bem-estar, restaurantes, biblioteca e piscinas.
Concebido para a geração millennial e ideal para viajantes individuais, o Mama Shelter levará o seu estilo acessível e ousado até Business Bay. O hotel contará com restaurantes abertos todo o dia e uma esplanada exterior com piscinas e cinema.
By Inês Nunes