O restaurante Vinte & Cinco é sinónimo de liberdade. Não só a liberdade inata à sua localização – no primeiro andar da Associação 25 de Abril em Lisboa – mas também a liberdade criativa com que os chefs Vitor Hugo e Theo Bruno preparam cada prato.
Lá fora reina o movimento das ruas de Lisboa, numa agitada azáfama constante mas entre quatro paredes o ambiente é descontraído e de imediato nos sentimos à vontade. O ideal é começar por uma visita ao bar, que se situa numa sala ao lado do restaurante, e provar algumas das originais criações do Barman Fábio Azevedo, que aceitou este desafio profissional com toda a garra mas para ele estar num bar é como estar em sua casa e por isso trata todos os convidados de uma forma muito familiar. Experimentamos um frutado Clover Club e o clássico Negroni, perfeitos para iniciar a degustação.
Na cozinha do Vinte & Cinco, o menu não tem regras e por isso mesmo não há distinções entre entradas e pratos principais. Em vez disso, o Vinte & Cinco serve pratos honestos, inovadores e cheios de sabor, com ingredientes frescos e sazonais.
À nossa mesa chega o couvert e algumas entradas que começam por nos cativar apenas pelo aroma e acabam por nos conquistar pelo sabor. Os Tacos de Caranguejo são divinais e é difícil comer só um, uma explosão de sabores que queremos repetir! Segue-se uma criação bem original, Cebola Assada, que nos transporta para uma gastronomia do mundo. E este é o mote perfeito para embarcar numa viagem pelos sabores da Falsa Chamuça e da Bok Choy Assada. Terminamos com duas surpreendentes sobremesas, o Cannoli de Belém (acompanhado de um café com cheirinho) e um Caramelo Demi-cuit com gelado de framboesa e crumble de gengibre. Um final doce que revelou ser uma autêntica surpresa de sabores do início ao fim.
A acompanhar toda a refeição, o Vinho 70/30 beira interior de Pedro Martin Boutique Wines, um vinho que nasceu da simplicidade e do poder de despertar a curiosidade. A simplicidade de ser feito com 70% da maturação da Cova da Beira e 30% da frescura que só vinhas em altitude e junto à Serra podem dar ao vinho – como é o caso de Pinhel.
O Vinte e Cinco é um restaurante para voltar várias vezes e de preferência com tempo para poder degustar as iguarias de uma cozinha despretensiosa e genuína que nos conquista de imediato, um momento para saborear tranquilamente e entre conversa.
MEET THE TEAM
CHEF VÍTOR HUGO
Ao longo de uma carreira de mais de 20 anos, Vítor Hugo trabalhou em cozinhas tão diversas como Justa Nobre, Casa México, Kais, Adega do Kais, Faz Figura, Rio’s, Eleven e Bistro 100 Maneiras. Foi chef executivo do Peixola, Ferroviário, Espumantaria do Mar, Espumantaria do Cais e Restaurante S. Jorge mas confessa ser fascinado pelos clássicos e pelos Mestres da Escola Francesa. A cozinha é o local onde se sente mais feliz.
CHEF THEO BRUNO
Para Theo Bruno a cozinha é como a química e gosta de combinar sabores de todo o mundo. O chef português nasceu e cresceu na Suécia e viveu em vários países antes de se estabelecer em Portugal. Como pasteleiro, fez parte da primeira equipa de Fortaleza do Guincho a ganhar uma Estrela Michelin. Desde então, trabalhou em várias cozinhas como Amo-te Chiado, Rock ‘n Sushi Lisboa, 100 Maneiras e El Clandestino.
Mais info: www.vinte-e-cinco.com
By Carla Branco